Toque de Mestre
Como funciona um projeto de reforma?

Como funciona um projeto de reforma?

Ter um projeto para a sua reforma é indispensável, pois renovar os ambientes não é algo tão simples quanto parece. A reforma é um ótimo caminho para deixar a casa mais aconchegante e funcional, mas o processo consiste em alterar construções já consolidadas, por isso é preciso ter alguns cuidados para não afetar a estrutura original e acabar exigindo reparos em outras partes da casa, aumentando assim seus gastos e exigindo novas obras.

Não é à toa que existem normas técnicas específicas para as reformas residenciais e que o acompanhamento de um profissional é essencial para garantir a aplicação prática deste conhecimento técnico e também para reduzir as possibilidades de surpresas desagradáveis pelo caminho.

7 passos para uma reforma de sucesso

  • Planejamento é tudo :

Seja uma reforma pequena ou uma renovação completa do seu lar, toda obra exige tempo, dinheiro e conhecimento técnico, e para que tudo isso seja bem sucedido, o planejamento é essencial. Ele servirá como base para que a equipe possa executar a obra da maneira correta, além de agregar todos os detalhes técnicos necessários para garantir a segurança da construção, encontrar o melhor custo-benefício e até mesmo proporcionar maior previsibilidade contra imprevistos.

Dedique um tempo para planejar com atenção os passos da reforma: defina o que deseja fazer, busque referências, saiba quanto pode investir, procure profissionais de confiança e tenha um cronograma definido para facilitar as etapas da obra e também ter maior controle sobre o orçamento.

  • Defina um orçamento:

Falando em orçamento, um dos primeiros passos do seu planejamento deve ser a definição de quanto você pode gastar na reforma. Entender como estão suas finanças, definir as necessidades e os desejos para a reforma e equilibrar os gastos são atitudes essenciais.

Mantenha os pés no chão para definir o seu orçamento, busque um profissional para conseguir encontrar o melhor caminho dentro das suas possibilidades financeiras e tenha uma planilha de gastos para conseguir controlar melhor o fluxo de dinheiro. Por mais que haja um excelente planejamento, as reformas estão sujeitas a imprevistos, por isso é importante também sempre ter uma reserva para emergências.

  • Conheça as normas:

Como citamos aqui, existem normas técnicas que permeiam a execução de uma reforma de casa para evitar problemas estruturais na construção já existente e garantir a segurança de todos os envolvidos na obra. As regras estão definidas nas Normas de Reformas da ABNT, documento no qual é possível encontrar determinações para o antes, durante e depois da execução das obras.

Vale lembrar que as regras são diferentes para quem mora em apartamentos e podem variar de um condomínio para outro de acordo com o regimento interno de cada um, portanto lembre-se de consultar as normas caso este seja o seu caso.

  • Pesquise muito antes de comprar os materiais:

Material de construção pode ter custos mais elevados, mas se você pesquisar bem pode encontrar preços mais acessíveis, promoções atrativas e até mesmo conseguir descontos se pechinchar. Comprar em quantidades maiores já é um passo para conseguir negociar o valor de venda, por isso vale a pena perguntar sobre as condições de pagamento e descontos caso você compre tudo em apenas uma loja.

Vale lembrar que pagar menos nem sempre é sinônimo de qualidade, por isso é importante não apenas olhar o preço, mas também a procedência e as características do produto para não sair no prejuízo depois: levante a média de preço para aquele item e procure o melhor custo-benefício para o seu bolso antes de fechar negócio.

  • Tenha um projeto definido

Conforme já explicamos neste post, o projeto de reforma servirá como base para os profissionais responsáveis pela execução da obra. Ou seja: para que tudo saia do jeitinho que você sempre sonhou e nenhum problema aconteça ao longo do processo, ter um projeto bem definido é indispensável.

Quem vai fazer este projeto para você deve ser um profissional especializado, como um arquiteto, que vai conseguir colocar no papel, de maneira técnica, tudo o que você deseja para renovar o seu lar. Além da parte arquitetônica, pode-se incluir também um projeto de interiores ou de paisagismo para completar a reforma, por exemplo.

  • Atenção aos detalhes estruturais

Lembra que logo no início deste conteúdo falamos sobre como os cuidados na reforma são importantes, pois estamos mexendo em uma construção já consolidada? Pois é, decidimos dedicar um item dessa lista apenas para isso, assim conseguimos aprofundar um pouco mais a importância destes cuidados.

Ter um planejamento, um bom projeto e seguir as normas técnicas são fatores básicos para garantir a segurança da sua obra e evitar o comprometimento da estrutura atual do seu imóvel. Como você consegue tudo isso? Tendo um bom profissional ao seu lado!

  • Conte com um profissional

Falando em bom profissional, fechamos a lista com outro ponto importante de ressaltar: a importância de ter um arquiteto acompanhando o processo para garantir o cumprimento das normas técnicas. O profissional tem todo o conhecimento necessário para assegurar uma reforma do jeitinho que você sonhou sem prejudicar a estrutura já consolidada.

Um arquiteto também será capaz de montar um projeto arquitetônico equilibrando suas vontades e necessidades dentro do seu orçamento. O profissional conhece os melhores fornecedores, sabe o melhor material e pode indicar o custo-benefício mais vantajoso para você.

São muitos detalhes, mas com essa lista fica mais fácil se organizar, não é mesmo? Colocando essas dicas em prática você garante um processo muito mais seguro e tranquilo, e um resultado de cair o queixo!

Gostou desse conteúdo? Para saber mais não deixe de acompanhar o Blog da Ourimadeiras, teremos sempre conteúdos para te ajudar em qualquer etapa da sua obra!