Se liga nas dicas
Como instalar caixa d’água

Como instalar caixa d’água

A instalação de caixa d’água pode parecer complicada à primeira vista, mas nesse conteúdo você verá que não é.

As caixas d’água são soluções econômicas, convenientes e eficazes para os locais onde o fornecimento de água potável não é regular. É possível fazer diferentes instalações de caixas d’água. Mas uma das mais solicitadas é no teto, pois ocupa pouco espaço e é mais discreto.

Contudo, existem alguns passos que devem ser feitos para instalar a caixa d’água corretamente em sua casa, seja no teto ou no chão. Vamos ao passo-a-passo para que a sua instalação ocorra com sucesso!

 

LISTA DE MATERIAL PARA INSTALAÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA

Antes de botar a mão na massa, alguns materiais são necessários para realizar a instalação da caixa d’água.

Esses materiais podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de construção, vejam quais são a seguir.

Fita veda rosca

Cola para canos

Kit caixa d’água (são os canos para realizar a montagem)

lixa para canos

Serra-copo com 2 tamanhos

Chave para apertar rosca de cano

*Confira esses produtos no site da Ourimadeiras (www.ourimadeiras.com.br) ou venha até uma de nossas lojas físicas.

Se você deseja realizar a instalação de sua caixa d’água no chão é importante se atentar a alguns cuidados. Como por exemplo, montar essa caixa d’água em posição um pouco mais elevada do chão. Assim, o fluxo da água terá uma maior pressão para sua casa.

Sendo assim, o local de instalação deve ser previamente preparado. Para isso, é necessário revestimento na superfície onde ficará a caixa d’água, que pode ser feito com cimento liso ou um deck de madeira.

Lembre-se de deixar essa superfície o mais reta possível, e estender uma lona para que a caixa d’água fique por cima. Assim é possível evitar danos principalmente em estruturas de madeira.

Se você for instalar no teto da sua residência, é importante também verificar o espaço, as conexões de água existentes e a situação hidráulica do local.

Isso permitirá que você saiba se o local onde a caixa será instalada está condicionado, se algumas paredes baixas devem ser construídas para a base ou se devem ser feitas conexões ou extensões das conexões de água existentes, entre outras preparações.

Se atente também ao fato de que a caixa d’água deve estar o mais alta possível. Isto é, pelo menos 2 ou 3 metros mais alto que a saída de água mais alta do local. Assim, garantirá a pressão adequada da água, pois a gravidade ajudará a realizar o trabalho sem a necessidade de energia elétrica.

 

COMEÇANDO AS INSTALAÇÕES E CONEXÕES

Feito as análises anteriores, é hora de começar o processo de instalação de caixa d’água. Assim, o primeiro passo é realizar 4 furos com a serra-copo na caixa, dois na parte de cima e dois em baixo. Não se preocupe em qual lugar você deverá fazer esses furos, pois nas caixas já vem demarcado quais são essas regiões.

Em seguida, use a lixa para lixar as bordas desses furos e eliminar as rebarbas da caixa d’água para que esses furos fiquem lisos. Depois dessa etapa, apenas faça a ligação dos canos até os furos, apertando-os com uma chave.

Normalmente quando você faz a compra da caixa d’água, é preciso comprar alguns componentes extras para poder fazer a instalação correta da mesma. Um desses produtos é o registro, que deverá ser colocado em um conector superior da caixa d’água.

Esse registro tem como função trazer a água para o recipiente da estação além de ter a possibilidade de controlar o fluxo de água. Também será necessário realizar a instalação do cano conhecido como “ladrão”. Ele é composto por joelhos e T’s acoplados dentro da caixa que servem para equilibrar a água de dentro em caso da boia não funcionar corretamente, movendo a água diretamente por esse cano.

Por fim, faça a instalação da boia que será responsável pelo controle do abastecimento de água para dentro da caixa. Apesar de ela poder ser facilmente instalada, é necessário realizar essa instalação de forma correta e com cuidado. Assim, a boia vai funcionar de forma eficiente.

 

SEGURANÇA E LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA

Por fim, é muito importante verificar após a instalação de caixa d’água a segurança das conexões. Ajuste a tampa superior e abra a torneira da água.

Neste ponto, você pode verificar se não há vazamentos em nenhuma seção.

Lembre-se também, de verificar a pressão da água nos diferentes pontos da casa.

Não se esqueça de que a manutenção e a limpeza devem ser feitas nos primeiros 3 meses e depois a cada 6 meses, para garantir a pureza da água armazenada.

 

CONCLUSÃO

As caixas d’água são recursos indispensáveis para os residentes. Fazer sua instalação será um processo simples se você seguir as dicas que passamos aqui hoje.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe!

Fique atento aos novos conteúdos do Blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções!