Se liga nas dicas
Conheça os tipos de iluminação para o seu projeto.

Conheça os tipos de iluminação para o seu projeto.

A iluminação além de destacar a beleza e a funcionalidade do ambiente, sendo bem projetada, também pode causar uma transformação significativa no espaço.

Com a iluminação podemos criar uma sensação de amplitude em um ambiente pequeno, dar destaque a elementos específicos do espaço, criar um clima mais aconchegante ou até mesmo estimular a produtividade em um ambiente de trabalho.

Existem muitos tipos, iluminação direta, indireta, Iluminação Linear, Iluminação difusa. Vamos lá conferir:

— A iluminação direta por si só já diz, é a luz com direcionamento em algum ponto específico. Ideal para utilizar sobre objetos, em escritórios, banheiro ou em consultórios médicos, também para realçar detalhes nas paredes, pinturas, revestimentos, esse tipo de luz é utilizado em spots ou pendentes.

— A Indireta é o oposto, ela visa manter o local iluminado e iluminar indiretamente objetos, esse tipo de iluminação é conhecido como luz de apoio e pode ser instalado no piso, teto de gesso, sancas, teto ambiente com focos direcionais ou apliques. A fita led é muito utilizada nestes casos.

— A Linear, uma das últimas criações, é uma iluminação feita com fitas continuas,

um tipo de luz que não afeta a visão, é suave e se espalha bem pelo ambiente, mantendo tudo muito bem iluminado, bonito e aconchegante.

— Iluminação Difusa é uma iluminação do espaço todo sem foco, é colocado uma tela na suavizar a luz, dando uma iluminação suave que não prejudica a visão, é muito utilizada em quartos, banheiro e sala de estar.

— Iluminação destaque, é para destacar objetos, fachadas, paisagens, quadros e artes, geralmente são spots.

Para valorização do ambiente, é muito importante identificar qual melhor tipo de iluminação, pois pode causar um impacto da iluminação na transformação do ambiente ao planejar um projeto luminotécnico. Lembre-se também de escolher fontes de luz eficientes e ecológicas, que podem contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e ajudar na preservação do meio ambiente. Espero que tenham gostado e se ficou com alguma dúvida, procure um profissional da área para te ajudar em cada cômodo.