Se liga nas dicas
Cores para o quarto das crianças. Como sair do rosa e azul?

Cores para o quarto das crianças. Como sair do rosa e azul?

O mundo das cores é muito amplo e cada tonalidade tem o poder de influenciar o nosso cotidiano. Com as crianças, seres em desenvolvimento, esse poder é ainda mais intenso. Por isso, escolher cores para quarto infantil é algo bem significativo.

Rosa para meninas e azul para meninos são clássicos e não há nada de errado com essas escolhas. Porém, tratá-las como as únicas pode ser limitador. Por que ficar no básico quando há tantas cores no mundo? É possível ousar mais, seja para atender aos desejos de crianças e famílias menos tradicionais ou para criar uma decoração surpreendente.

Tons neutros são atemporais

Os tons neutros sempre são uma aposta segura, pois dão aos ambientes um clima clássico e atemporal, que pode acompanhar o seu filho desde a infância até a juventude, sendo preciso trocar poucos detalhes na decoração ao longo dos anos.

A predominância do branco e do bege também é ótima para promover um ambiente calmo, que proporcione boas noites de sono – o que é especialmente importante para os bebês. Junto a um projeto de iluminação bem elaborado, que combine luz geral indireta e luminárias decorativas, o espaço fica ainda mais encantador.

Para uma atmosfera mais lúdica e divertida, é importante apostar nos detalhes coloridos, em objetos e brinquedos para compor com as superfícies brancas, beges e acinzentadas.

Azul claro para bebês

É uma das cores mais indicadas para proporcionar tranquilidade aos bebês. Isso se deve ao fato de remeter a elementos naturais conhecidos por suas características calmantes, como o céu diurno e a água.

O azul claro pode atravessar os mais variados estilos decorativos. Combinado a móveis decorados, laços e estampas florais pequenas, forma uma decoração bastante provençal. Por outro lado, quando misturado a estampas geométricas, como listras ou chevron, o ambiente fica muito moderno.

Para pais que preferem ser surpreendidos pelo gênero do bebê no momento do nascimento, uma sugestão interessante é fazer uma decoração com tema de nuvens ou praia, que é neutro e serve muito bem tanto para meninos quanto para meninas.

Azul-turquesa para meninos e meninas

O azul-turquesa é uma cor muito especial, que, ao mesmo tempo, funciona para aquecer e acalmar um ambiente.

Cor com estampa

Azulejos coloridos no quarto? Isso mesmo!

Os adolescentes, em especial, gostam de evidenciar sua originalidade até na decoração. Então, por que não utilizar ladrilhos hidráulicos ou azulejos em formatos e cores diferentes?

Assim como em qualquer outro ambiente, é essencial dosar a quantidade de azulejos utilizados. Afinal, o objetivo é compor um espaço irreverente e fora do comum, mas nunca visualmente confuso e desconfortável para o dia a dia.

Boas ideias são aplicar os azulejos como cabeceira, em volta da cama ou, ainda, escolher uma parede de destaque para aplicar os ladrilhos. Outra solução criativa e diferente é formar um painel de TV com os azulejos estampados, compondo com uma bancada logo abaixo e prateleiras ou nichos em tons claros.

Cinza é uma cor urbana, ideal para quartos de adolescentes

Adolescentes gostam de espaços marcantes, que traduzam sua personalidade. Seja qual for o estilo do seu filho ou da sua filha, os tons de cinza são excelentes para usar no quarto, uma vez que, por serem relativamente neutros, permitem uma gama de combinações muito grande.

Cinza e amarelo, por exemplo, é uma dupla muito característica, de movimento e dinamismo. Isso porque o cinza traz a ideia das edificações espalhadas pela cidade, enquanto o amarelo remete à luz do sol (e até mesmo à luz artificial à noite), além de outros elementos naturais.

Acrescentar ainda a madeira terá um resultado maravilhoso!

Venha ver as novidades em tintas que a Ourimadeiras preparou  para você.

Para o interior da sua casa, temos a Tinta acrílica econômica com acabamento fosco, cores diversas. Temos também a Tinta acrílica standard – que rende mais – acabamento fosco e pode ser aplicada tanto no interior quanto no exterior da sua obra.