Se liga nas dicas
Design de Interiores. Veja qual estilo de decoração combina mais com você.

Design de Interiores. Veja qual estilo de decoração combina mais com você.

  • CLEAN

O estilo clean traz a sensação de amplitude e leveza, com ambientes de aparência moderna, linhas retas e cores neutras. Adotando como premissa o famoso “menos é mais”, o estilo clean adota composições harmônicas com poucos elementos e usa tons pasteis associados a uma boa iluminação, para deixar os ambientes mais amplos. Clean é uma tendência que pode ser combinada a elementos de outros estilos, sempre de uma forma leve, sem tumultuar o ambiente.

 

  • Casual

Ambientes despretensiosos, confortáveis e funcionais agradam quem tem um estilo casual. Uma combinação divertida de cores e objetos despojados compõem o ambiente perfeito para ficar à vontade. Com ar caseiro e acolhedor, o estilo casual atende a quem tem uma vida corrida e precisa de um ambiente simples e funcional, sem deixar de ter sua marca pessoal, revelada nas cores, estampas ou acessórios.

 

  • Retro

O estilo retrô traz características antigas em uma releitura do espaço para resgatar as memorias de decoração de um lugar saudoso. Acessórios, cores e detalhes ajudam a caracterizar esse estilo, que pode aparecer em um único objeto ou na composição como um todo. Alguns elementos que nos transportam para o passado ao encontrarmos em um ambiente são: Moveis antigos, eletrodomésticos que remetem aos modelos de décadas atrás, quadros com figuras de um tempo específico, papeis de parede ou até algum elemento peculiar como uma vitrola.

 

  • Industrial

Inspirado na transformação de antigas fabricas e galpões em casas, na segunda metade do século XX, o estilo industrial é caracterizado por ambientes amplos, com estrutura e tubulações aparentes. O material é protagonista nestes ambientes: Tijolinho, madeira, metal e concreto são destacadas em detrimento do uso de objetos decorativos, tecidos e outros acabamentos. Por isso esse estilo pode agradar também a quem gosta de ambientes mais rústicos. Predominam os tons destes materiais combinados ao preto, ao branco e a algumas cores fortes. O ambiente industrial preza pela função e foge a estética formal de uma casa, deixando objetos mais expostos, com menos espaço para guardar.

 

  • Clássico ou tradicional

A decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega romana, onde o requinte e a sofisticação são muito apreciados. Este estilo de decoração originalmente requeria espaços amplos para comportar sua abundância de detalhes, como molduras trabalhadas, entalhes nos móveis de madeira, estofados curvos e rebuscados, papeis de parede e lustres pendentes. Em alguns ambientes menores, a simetria, os tons dourados ou algumas cores escuras do estilo clássico podem ser combinados a peças decorativas e móveis cuidadosamente selecionados para capturar esta atmosfera sem carregar demais o ambiente.

 

  • Romântico

O estilo romântico é simples e aconchegante, com atenção aos mínimos detalhes e ar provençal. Algumas vezes combina-se aos elementos do retro ou do clássico, trazendo objetos particulares a decoração. Para tornar este ambiente mais agradável são necessários os acessórios certos, podendo-se usar também papeis de parede, tapetes e cortinas com estampas florais, cores claras, tons de rosa, azul e lilás.

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de visitar o Blog da Ourimadeiras para estar sempre por dentro dos melhores conteúdos para a sua obra!