Se liga nas dicas
Dicas de Limpeza Pós Obra

Dicas de Limpeza Pós Obra

A obra acabou, mas a sujeira permaneceu, a limpeza pós-obra é a última etapa para a entrega de um novo imóvel ou a repaginada na bagunça e ai então ver a sua obra finalizada por completo limpa e linda.

Além de minuciosa, a limpeza pós-obra deve ser cuidadosa, justamente para não estragar ou manchar qualquer parte de seu cômodo novinho em folha. Essa última fase das obras é uma tarefa essencial para o conforto dos futuros ocupantes do cômodo.

O segredo é não ter preguiça de limpar, muito menos medo de enfrentar os escombros de suas reformas para transformar esta bagunça em um verdadeiro oásis. É por isso que muitas pessoas preferem contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço. Isso porque são vários os passos a passo que devem ser rigorosamente seguidos para limpar cada tipo de superfície no pó obra.

Nós separamos algumas dicas de limpeza, instruções básicas e produtos essenciais que podem auxiliar quem está com o orçamento apertado e pretende realizar por conta própria esse serviço para tornar esse processo mais rápido e fácil.

Tire o Grosso

A limpeza pós-obra trata-se de um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta, excesso de rejunte, dentre outros resíduos resultantes de uma obra. A parte mais importante é remover o excesso de resíduos, a chamada sujeira grossa.

Ela é fundamental antes de dar inicio a limpeza propriamente dita. Isso porque você não vai conseguir se livrar do pó se não der fim no entulho primeiro.

Se livre da poeira

Agora que você já consegue visualizar os cômodos da sua casa livres de entulho então comece a limpeza do pós-obra de trás para frente, ou seja, do último cômodo da casa para o primeiro. A ideia é ir carregando a sujeira de modo que os cômodos mais afastados fiquem limpos e sem correr o risco de sujarem novamente. Assim que finalizar a limpeza de um ambiente, feche a porta para evitar que o pó dos outros cômodos entre novamente naquele que já está limpo.

Lembre primeiro de realizar a limpeza seca, ou seja, faça a remoção da poeira. Nem pense em jogar água sobre o pó, pois pode piorar virando uma meleca e deixando mais difícil de limpar.

Nesta fase é importante usar pano seco, vassoura e um aspirador de pó. Esse aparelho será um grande aliado da limpeza pós-obra. Com ele, aspire todo o pó acumulado em todos os cantinhos da casa, incluindo vãos de portas, janelas e até o teto se for preciso.

Depois, com a ajuda de um pano seco, remova o excesso de pó das superfícies, como móveis (caso tenha se esquecido de protegê-los) e vidros, por exemplo.

Quando concluir essa etapa você verá que a limpeza pós-obra já estará bem adiantada.

Use os produtos corretos

Remova todas as manchas de tinta, cola ou gesso deixadas no chão durante a obra. Mas, cuidado! Se os produtos utilizados não forem adequados, pode danificar seu piso. Por isso, compre um removedor próprio para o tipo do seu piso e siga as instruções do fabricante. Uma espátula pode ser sua aliada na hora de tirar as manchas mais insistentes, só atenção para não riscar seu piso. Ainda, a depender de seu piso, lavadoras de alta pressão também são bem-vindas.

Segue aqui alguns produtos específicos que vão te ajudar muito nessa fase.

LIMPADOR PÓS-OBRA (Remox)

FINALIDADE: Produto biodegradável, com inibidores de corrosão, remove resíduos de cimento, terra e rejuntes. Remove incrustações de cimento, argamassa, tinta látex e sujidades em geral. Não agride nem descolora a superfície onde é aplicado, seja ela piso de pedra, cerâmica esmaltada, porcelanatos, tijolos, etc.. Advertência: Não utilizar em granilite, mármores e cimento queimado.

ONDE USAR: PISO DE PEDRA, CERÂMICA ESMALTADA, PORCELANATOS, TIJOLOS, ETC.

LIMPADOR PARA PORCELANATO

FINALIDADE: Detergente concentrado para uso diário ou conforme a necessidade em superfícies de porcelanato. Pode ser usado nos pisos, mesas, bancadas, sem restrições. Não agride a superfície. Limpa sem manchar, a sujeira vai e o brilho fica!

ONDE USAR: PORCELANATO POLIDO, ESMALTADO, RÚSTICO, GLOSS E HD

LIMPADOR PARA CERÂMICA E REJUNTES

FINALIDADE: Elaborado para remover sujeiras, manchas, encardidos em superfícies cerâmicas (pisos e azulejos) e rejunte. Remove a sujeira mais pesada, deixando o rejunte e a cerâmica limpa, com um agradável perfume.

ONDE USAR: CERÂMICAS, AZULEJOS E REJUNTES

Não importa se é você mesmo que vai realizar a limpeza pós-obra ou uma empresa especializada, o importante é saber a necessidade de usar equipamento completo e produtos corretos para cada tipo de superfície. Tudo para deixar limpinho, depois da limpeza é so desfrutar do prazer de ter sua obra finalizada.

Todos esses produtos da marca Sanol você encontra aqui na Ourimadeiras.