Se liga nas dicas
Dicas para escolher as portas e janelas da sua casa

Dicas para escolher as portas e janelas da sua casa

O que é preciso considerar na hora de escolher as portas e janelas para a sua casa?

As esquadrias tem influência em muitos aspectos importantes na sua residência. Eles vão desde segurança até o projeto de decoração. Por isso é importante que a escolha seja feita com calma e de acordo as necessidades da sua residência.

Confira algumas dicas para essas escolhas:

  • Fique atento(a) aos tamanhos das aberturas. Um dos fatores ao se pensar em escolher o tamanho das aberturas é a funcionalidade. Uma casa que tenha pessoas com necessidades especiais ou idosos, por exemplo, necessita de portas maiores por conta da mobilidade dessas pessoas. Já as janelas, o tamanho deve considerar os espaços disponíveis nas paredes.
  • Avalie as necessidades de cada cômodo. A posição e o modelo mais adequado da porta e da janela de um imóvel pode variar de acordo com o cômodo, pois cada ambiente terá uma necessidade específica que influenciará nas escolhas. A iluminação da sala poderá ser diferente da do quarto, por exemplo. O primeiro pode receber o máximo de luz e o segundo o mínimo, já que é um cômodo de descanso.
  • Considere o conforto térmico e acústico que elas proporcionam. As portas e janelas exercem forte influência no conforto de quem mora e frequenta o imóvel . O tamanho, posição e material interferem diretamente no isolamento térmico e acústico do ambiente. Se seu imóvel está localizado em uma região barulhenta, considere produtos com o maior isolamento acústico, por exemplo.
  • Pense na manutenção que exigirão. Na hora de escolher as portas e janelas também é importante pensar na manutenção e na limpeza das mesmas. Alguns modelos são mais resistentes e outros exigirão mais manutenção.
  • Conheça os materiais que podem ser utilizados.
  1. Alumínio: com excelente relação ao custo e beneficio, o alumínio está entre os materiais preferidos para portas e janelas. Embora deixe a desejar quanto ao isolamento acústico e térmico, tem grande durabilidade e é de fácil manutenção.
  2. Madeira: material versátil que pode garantir mais sofisticação ao imóvel. Mas também exigem mais cuidados com a manutenção para evitar o desgaste com o tempo.
  3. Aço: O aço não é indicado para regiões de umidade extrema, a não ser que sejam galvanizadas. Assim como as esquadrias de madeira, irão requerer tratamento de tempos em tempos.
  4. Vidro: Com o vidro é possível aproveitar mais a luz natural. O ambiente interno fica mais integrado com o ambiente externo. Embora não exija muita manutenção, tem que ser usado com cautela, pois é mais frágil que os produtos citados acima.

Essas foram algumas dicas para você escolher as esquadrias certas para seu imóvel, mas lembre-se: a ajuda de um profissional bem capacitado vai facilitar muito essas escolhas, e para isso, conte com os profissionais da Ourimadeiras!