Se liga nas dicas
Dicas sustentáveis que aproximam e que podem ser feitas durante a quarentena

Dicas sustentáveis que aproximam e que podem ser feitas durante a quarentena

Neste período de quarentena, é crucial que todos nós cumpramos as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. A principal delas é “não saia de casa”, obviamente que isso em tese não é a realidade de muitos de brasileiros, que ainda precisam trabalhar fora de casa, arriscando suas vidas em meio a essa pandemia.

Por outro lado, se você é aquela pessoa que está isolada, vivendo com sua família ou com os seus pets, pode já ter tentado fazer muitas coisas para passar o tempo, não é mesmo? Sabemos que é complicado essa situação e que estamos todos angustiados em casa, mas, se te dissermos que com algumas dicas fáceis e ecológicas sua rotina pode começar a ser totalmente diferente e inspiradora para quem vive com você?

Ficou curiosa(a) em descobrir quais dicas são essas? Vamos lá!

1- Adubo orgânico:
Se você é aquela pessoa louca por plantas e a algum tempo não cuida das suas com o carinho que merecem, essas dicas podem salvar sua horta e os seus dias de isolamento:

• Urtigas
Essa opção é super econômica e benéfica, mas se você não tiver no seu quintal a urtiga, nosso próximo adubo vai ser especialmente pra você!

Para começar a preparar esse fertilizante natural, é preciso colher algumas folhas de urtiga do seu quintal, e nessa etapa não se preocupe com a quantidade de folhas, você quem escolhe já que será proporcional a quantia de adubo de que precisa. Após a colheita, deixe elas de molho em um balde com água por pelo menos sete dias, de preferência em um local arejado longe do sol e também de temperaturas muito baixas.

Assim que esgotar o prazo, retire as folhas e armazene somente o líquido, ele poderá ser borrifado no solo e nas plantas da sua horta, semanalmente. É importante ressaltar que para colher as folhas é preciso o uso de luvas!

• Casca de ovos
Não tem mais desculpa depois dessa dica. Assim que preparar aquele almoço para a família, lembre-se que as cascas dos ovos são ricas em cálcio, potássio e magnésio, tornando-se uma importante fonte de nutrientes para a sua horta caseira! Guarde elas e chame alguém especial que mora com você para ajudar!

Comece juntando as cascas já secas, pode deixá-las em uma sombra para essa fase do processo. Depois disso é só moer no liquidificador até formar grãos bem finos, e guardá-los em um pote para descansar.

Essa farinha que se formou pode fertilizar até mesmo as árvores, e para utilizá-la basta uma colher de sopa por canteiro, ou uma colherinha de café, por vaso!

2- Aromatizante ecológico:
Não precisamos de muito para ajudar o meio ambiente. Com essa dica você não só contribui com ele como também com a sua saúde, já que o aromatizante que iremos ensinar elimina o uso daqueles que compramos em supermercados, cheios de componentes químicos maléficos e prejudiciais a longe prazo!

• Maçã e gengibre:
Se não for do seu gosto esse aroma, pode tentar fazer uma mistura adicionando extrato de baunilha na receita, e controlando a quantidade de ingredientes você pode ainda deixar o aroma mais fraco ou mais forte, vai da sua preferência!

Corte primeiro algumas fatias de gengibre, em seguida use só a casca das maçãs e deposite tudo em uma panela com água fervendo. Por fim é só esperar alguns minutos até que os nutrientes saiam da mistura e pronto! Use o líquido em um borrifador e escolha um cantinho da casa pra deixar a sua cara com esse aromatizante natural.

A título de curiosidade, o gengibre combate a sinusite, náuseas na gravidez e ajuda a prevenir Alzheimer!

3- Depósito de ração e água para os animais:
Precisamos nos lembrar sempre, ainda mais nessa fase pela qual estamos passando, que existem animais de rua sozinhos e com fome em todos os lugares. Nesse momento de união estimule todos na sua casa a adotarem hábitos mais sustentáveis e de solidariedade com o próximo, e comece por gestos pequenos, como os que já ensinamos no post.

Para essa última dica queremos fazer florescer em você a necessidade de atenção aos animais de rua, e claro, contribuindo também com o nosso planeta.

Utilize como potinho para ração e água garrafas pet cortadas ao meio (use só a parte inferior delas). Corte em um tamanho que ache que o animalzinho irá alcançar e una as duas partes pela lateral, pode ser fazendo dois furos e amarrando um barbante fininho entre os potinhos. Por fim encha com ração e água e coloque em frente à sua casa. Dessa forma você pode utilizar sempre o mesmo recipiente.

Econômico e reutilizável, além de contribuir com um mundo melhor.

Faça desses dias de isolamento, dias produtivos e sustentáveis em seus pequenos hábitos. Momentos como estes aproximam nós uns dos outros, e fortalecem nosso contato com o planeta Terra.

Se gostou continue acompanhando o blog da Ourimadeiras para dicas como estas e muito mais!!

 

*Este conteúdo foi extraído do Blog da Víqua, que é uma das nossas marcas parceiras.