Toque de Mestre
Entenda a diferença entre os modelos de ralos

Entenda a diferença entre os modelos de ralos

Geralmente só costumamos nos lembrar dos ralos em caso de problemas, e para evitar problemas no escoamento de água no pós obras, a escolha correta do ralo, a impermeabilização e a posição são extremamente necessários!

Na hora de especifica-los no projeto, é necessário um cálculo de hidráulica para estimar a vazão de água correta do ambiente, junto a isso, é fundamental verificar o caimento que precisa ser imperceptível e não pode ser esquecido. Quanto aos modelos, é preciso pensar na infraestrutura necessária para a colocação.

Confira abaixo os principais modelos de ralos.

Ralo seco: a principal característica do ralo seco é que não possui sifão. Isso significa que não evita o retorno do mau cheiro. Para sanar esse problema, é necessário conecta-lo a uma caixa sifonada.

Ralo sifonado: o ralo sifonado é o que possui sifão. Esses são os ralos mais indicados para banheiros, cozinhas e área de serviço, pois possuem uma espécie de bolsa com água que evita o retorno dos gases que geram o mau cheiro.

Ralo linear: o ralo linear é composto por uma grelha metálica ou pvc e uma calha de escoamento. Sua principal característica é a estética, pois esse tipo de ralo permite uma melhor apresentação no ambiente. Os ralos lineares possuem tamanhos diferentes, o que permite uma versatilidade de uso e pode ser usado em áreas internas e externas.

Ralo oculto: conhecido como ralo invisível, esse ralo é um modelo que tem a mesma função de escoamento dos demais, porém, mais estético. Esse tipo de ralo fica praticamente imperceptível, deixando aparente apenas frestas para o escoamento da água.

Ralo linear oculto: o ralo linear oculto é o modelo que tem uma grelha metálica que faz o papel da tampa. Normalmente essa tampa é revestida com o próprio piso do ambiente de modo que a presença do ralo acaba nem sendo percebida. A indicação de instalação é que seja colocado paralelamente as paredes e conectado a caixa sifonada.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de outras dicas, acompanhe o Blog da Ourimadeiras.