Se liga nas dicas
Esquadrias – O que são e qual a importância no seu projeto?

Esquadrias – O que são e qual a importância no seu projeto?

As Esquadrias, mais conhecidas como portas e janelas, são os elementos que são utilizados para o fechamento de vãos de uma estrutura. São fundamentais, mas nem sempre recebem a devida atenção. Fazem parte das condições de habitabilidade de um projeto, por isso a escolha pode parecer um grande desafio quando não entendemos sobre o assunto, mas estamos aqui para te ajudar!

Você sabia que só existem três tipos de esquadrias no mercado? A resposta provavelmente é não, porque as lojas possuem muitos produtos diferentes, além dos diferentes materiais, mas essa diferença se dá por conta das variações. As três tipologias são: porta de giro, porta de correr e janela.

Hoje vamos falar sobre as Portas de Giro são as mais comuns em residências, elas possuem um eixo em um dos lados para a porta se abrir. Alguns dos modelos são:
Pivotante – Possui esse nome porque o mecanismo de abertura é por meio de pivôs. É sucesso em projetos sofisticados, valoriza muito a entrada de uma residência, mas também são usadas em escritórios de alto padrão.

 

Lambri – Esse modelo recebe esse nome pelos lambris que compõem o design da porta, contribui para a estética do espaço e ajuda no conforto térmico. Podem ser utilizadas em residências e empresas.

Postigo e Mista – Esses dois modelos são mais usados em salas, cozinhas e áreas de serviços, em geral em ambientes que precisam de iluminação e controle de ventilação. O postigo é uma segunda porta com vidro que se abre para dentro do ambiente, pode ser na metade ou na porta inteira. Abaixo um exemplo de porta mista com postigo:

 

Como o próprio nome diz, as portas mistas possuem dois tipos de modelo em uma porta só e pode ser encontrada com postigo ou com basculantes.

Balcão – A porta balcão possui dois tipos, a de giro e a de correr:

A diferença entre as duas é a abertura e o tipo, enquanto a porta de giro abre para dentro e para fora, a porta de correr abre para o lado. Ambas são perfeitas para sacadas.

Laminada – Esse modelo de porta é ótimo para quem busca economia, mas não abre mão de qualidade. Possui lâminas em sua composição, o que proporciona maior durabilidade e pode ser produzida em aço ou de alumínio.

Agora que você conhece mais sobre as portas de giro, nos acompanhe para saber mais sobre os outros tipos de esquadrias!