Arquitetura em Detalhes
Fachadas – “o cartão de visita do seu lar”

Fachadas – “o cartão de visita do seu lar”

É em casa que encontramos aconchego, descansamos e nos abastecemos de energia e disposição. “Nada como nosso lar”. E o arquiteto tem a função de projetar, idealizar o melhor espaço para se viver e conviver. Na história das construções humanas, percebemos que a arquitetura vem sendo relacionada a Arte e a técnicas construtivas. Hoje o papel do arquiteto além da harmonização entre estas duas vertentes, é também, utilizar meios para promover conforto, funcionalidade e praticidade.

Cada família/pessoa tem sua particularidade, seus hábitos, cultura, hobby, e para se projetar um lar, deve se levar em consideração todos os detalhes e singularidades, para aplicar uma arquitetura onde ofereça não somente beleza, mais uma melhor qualidade de vida.

As fachadas são cartões de visita do lar, são os melhores indicadores de estilo, beleza e método construtivo, é a principal maneira de expressar a arquitetura, quando vemos uma fachada bonita nos causa encanto, e já nos exprimem a personalidade de cada morador. Hoje com tantas opções e variedades de revestimentos, formas e volumes as fachadas tem inúmeras possibilidades para expressar boa arquitetura.

Fachadas modernas e contemporâneas, tendem a linhas retas, cores marcantes, destacando os volumes, utilizando um mix de matérias e cores para destacar cada detalhe, atualmente muito habituado e aceito em fachadas residenciais. Já as fachadas que expressam mais aconchego do lar, algo mais rustico, simples, usam de cores mais neutras, claras, com telhados aparentes, porém sem tirar a beleza e delicadeza dos detalhes.

O lar conta a história dos seus moradores, e na fachada existe a identificação visual, expressa o gosto, estilo e personalidade dos moradores. Uma bela fachada agrega tanto para a identificação para quem ali mora, como agrega valores em caso de venda e investimento, como também contribui com a paisagem urbana.