Se liga nas dicas
Manuseio correto de telhas de fibrocimento

Manuseio correto de telhas de fibrocimento

Qual o jeito certo de manusear telhas de fibrocimento, você sabe?

Então vamos a mais um conteúdo para evitar perdas e custos desnecessários em sua obra!

Antes de tudo, observe rigorosamente o cronograma de instalação, para que as primeiras telhas a serem instaladas não estejam depositadas embaixo da pilha e, também que a pilha de telhas não tenha mais do que 1m de altura.

Sempre que se coloca uma pilha ao lado de outra, deve-se criar um corredor de circulação de no mínimo 1m de largura.

Quando for necessária a proteção com lona, ela deverá ser colocada de forma inclinada, para que a água escorra mais rapidamente, e também para criar circulação de ar. A lona deverá ser presa ao solo. Se a pilha de telha ficar totalmente fechada sob a lona, haverá aumento da temperatura que, junto com a umidade do ambiente, produzir condensação nas telhas.

Esses cuidados são importantes e necessários para se evitar o fenômeno conhecido como oxidação branca, que é a aceleração das reações da corrosão e a diminuição da vida útil do material, que pode ficar completamente manchado, comprometendo a estética da obra.

O tempo de armazenamento deve ser o menor possível: inferior a 60 dias, quando o material estiver em local coberto, e 30 dias, quando estiver ao tempo, protegido com lonas. Nesse período, deve-se inspecionar frequentemente o produto.

Recomenda-se ainda, identificar a pilha de material, conforme a etiqueta fornecida no lote, para facilitar sua localização e evitar o emprego errado, quando existirem telhas com variações pequenas de comprimento.

Para o local da instalação somente deve ser levado material necessário para a montagem do dia.

Ao se levar as telhas até o local de assentamento, deve-se utilizar cordas e apoios, de forma a não danificar o material. Para que o material não raspe ou arranhe, principalmente no momento de ser girado, deve haver a orientação feita por ajudantes.

Aqui na Ourimadeiras, trabalhamos com a marca de telha de fibrocimento Eternit. Fique por dentro das nossas promoções e compre sem sair de casa!