Tendências
O que é pé direito?

O que é pé direito?

Hoje falaremos sobre pé direito comum e pé direito alto, que além de charmoso e moderno , colabora para que as residências fiquem mais amplas.

Dá-se o nome de pé direito para altura que compreende a diferença entre o piso e o teto.

O pé direito pode ser desenhado de diferentes maneiras:  baixo,  padrão , alto ou duplo.

Definir essa medida é muito importante para desenhar o estilo decorativo do imóvel. Esse tipo de definição refere-se primeiramente sobre o desenho arquitetônico da casa.

Qual a diferença do pé direito padrão, alto, duplo e baixo?

O pé direito padrão residencial é o desenho mais comum entre o piso e o teto e é o mais comum nos imóveis. Esse tipo de pé direito é mais econômico e mais fácil de ser trabalhado.  Entendemos como padrão a medida de 2,50 a 2,80 metros, enquanto o pé direito baixo seria um tanto menor.

Já o pé direito duplo tem 2 vezes mais que a medida do padrão. É uma solução mais moderna e sofisticada que valoriza muito bem o imóvel. Para ter uma ideia mais clara de pé direito duplo, imagine que a altura normal de uma laje seja multiplicado por duas. Com essa altura a casa parecerá mais espaçosa e será mais ventilada.

Por fim o pé direito alto como já diz o nome tem uma grande altura, mas não chega a ser duplo  e ele é apenas mais alto que o padrão sem alcançar o que entenderíamos como duplo.

Em uma residência é possível ter uma combinação de alturas como por exemplo,  um pé direito mais alto na sala e no restante dos cômodos uma medida padrão.

LIMITE DE PÉ DIREITO!

Uma dúvida frequente é sobre a altura adequada para essa parte da construção.  De acordo com o regulamento geral de edificações urbanas a altura mínima para uma habitação é de 2,70m, não podendo ser o pé direito livre mínimo inferior a 2,40m.  E para estabelecimento comerciais 3,00m.

PÉ DIREITO NORMAL E DUPLO

PÉ DIREITO BAIXO

PÉ DIREITO ALTO