Arquitetura em Detalhes
O uso de nichos em banheiro

O uso de nichos em banheiro

Com diversos formatos, cores e tamanhos, os nichos se tornaram os queridinhos da decoração em banheiros, ajudando a compor ambientes com design mais moderno. Além do aspecto estético, são funcionais, sendo uma ótima opção para auxiliar na organização do espaço e guardar pequenos itens que se usa no dia-a-dia. Há dois tipos de nichos mais comuns: os de fixar (acoplados ou não no mobiliário) e os embutidos. Para fixação na parede, existem os modelos feitos sob medida  e os que já vem prontos, garantindo um baixo custo e rápida instalação. Podem ser encontrados em madeira, vidro ou polipropileno. Lembrando que no caso da escolha de nichos de madeira, é importante fixar fora do box, para que o material não fique exposto ao contato direto com a água e assim, aumentar a durabilidade.

A grande tendência são os nichos de embutir, que são executados com um rasgo na alvenaria e por esse motivo requerem atenção à escolha do local, evitando o risco de perfuração de canos de água ou gás. São uma ótima opção para o banheiro todo, mas especialmente dentro do box, onde pode ser feito um rasgo parcial ou de fora a fora, horizontalmente, criando linearidade e aspecto mais clean. O interessante são as várias possibilidades de composição, sendo possível também fazer um grande rasgo vertical com prateleiras em pedra ou vidro, ou ainda fazer nichos menores dispostos em conjunto. Dentro do box, os nichos podem ser revestidos com pedra, pastilha, espelho ou ainda com o próprio porcelanato. Importante optar sempre por materiais que suportam bem o contato direto com a água e a umidade.

Também no revestimento há diversas formas de se dispor, podendo ser revestido o fundo com peças mais decorativas e as laterais e bordas em pedra, por exemplo, ou ainda todas as faces e bordas no mesmo acabamento. Tudo depende da estética que se pretende criar: um ambiente mais clássico e sóbrio ou mais ousado, a criatividade é o limite! O tamanho das aberturas vai variar de acordo com a função para a qual é destinado. No caso do box, precisa ter altura que comporte bem os frascos que se utiliza, como shampoo e condicionador, entre outros.

Ambos tipos podem ser locados em diferentes locais do banheiro, como em cima do vaso sanitário, próximo à pia, dentro do box ou ainda em quinas (atenção para a presença de pilares ali nesse caso). Após a instalação dos nichos, priorize sempre a organização, pois os itens decorativos ou de uso cotidiano ficam expostos. E o toque final fica por conta da iluminação, que pode ser feita em fita de LED ou spots e garante um visual incrível ao seu banheiro!