Se liga nas dicas
Diferença das tubulações para água quente e água fria

Diferença das tubulações para água quente e água fria

Na hora de construir ou reformar, é importante escolher os materiais certos para garantir a durabilidade e eficiência do sistema hidráulico. E isso inclui a escolha dos tubos que irão transportar a água quente e a água fria.

Muitas pessoas não sabem, mas existem dois tipos de tubulações para água: as de PVC para água fria e as de CPVC para água quente. Mas por que é necessário usar dois tipos diferentes de tubos?

A resposta é simples: cada material possui características específicas que os tornam mais adequados para uma determinada temperatura de água. As tubulações de PVC para água fria, por exemplo, são mais indicadas para temperaturas mais baixas, de até 45°C. Já as tubulações de CPVC para água quente são mais resistentes e suportam temperaturas mais elevadas, de até 82°C.

Além disso, os materiais também possuem diferenças na sua composição e na forma de instalação. As tubulações de PVC para água fria são soldáveis ​​e podem ser facilmente instaladas com uma cola para cano de PVC. Já as tubulações de CPVC para água quente possuem uma instalação igualmente fácil, porém utilizam uma cola específica para CPVC.

Então, na hora de comprar os canos para a sua obra, é importante escolher o tipo correto conforme a temperatura da água que será transportada. Os canos de PVC na cor marrom são indicados para água fria, enquanto os canos de CPVC na cor branca com listras vermelhas são indicados para água quente.

Lembre-se de escolher materiais de qualidade para evitar problemas futuros, escolha Amanco Wavin lider de tubos e conexões

e garanta segurança e eficiência do seu sistema hidráulico.

 

PVC para água fria

CPVC para água quente