Se liga nas dicas
Pisos e Porcelanatos Junta Seca

Pisos e Porcelanatos Junta Seca

Em geral, as cerâmicas e porcelanatos precisam de um espaço entre as peças na hora do assentamento, devido às pequenas movimentações no piso, na estrutura, ou então, dilatações nas peças por conta de mudanças de temperatura ou umidade. E isso faz com que as peças precisem de um certo espaço para poder se movimentar ou se expandir, sendo normalmente 5 mm para as cerâmicas bold e 2 mm para produtos retificados, podendo variar entre marcas. É muito importante seguir as instruções de acordo com a especificação técnica de cada produto, pois caso não seja respeitado a junta pode acarretar problemas futuros com os pisos, como empeno de ponta, uma curvatura lateral mais acentuada ou uma diferença dimensional e até mesmo rachaduras.

A Junta Seca é uma solução que permite que os nossos revestimentos sejam assentados sem nenhum espaçamento entre as peças, encostando as peças umas nas outras.

Vantagens: proporciona um visual homogêneo causando a sensação de painel único, ele oferece amplitude ao ambiente, além de facilitar na limpeza, já que não acumula sujeira entre as peças. A Junta Seca também é garantia da utilização de menos rejunte na obra.

Quais produtos cerâmicos ou porcelanatos posso utilizar junta seca?

Essa é uma questão muito importante ao falar de junta seca, pois não é qualquer porcelanato que pode ser instalado sem rejuntes. É preciso usar especificamente os que têm a recomendação pelo fabricante, na hora da compra pergunte ao consultor de vendas, é sempre boa à supervisão de um profissional da área na hora do assentamento do produto e todas as especificações necessárias também vêm na caixa. Aqui na Ourimadeiras você encontra produtos junta seca da marca Ceusa, Roca e Incepa com essa recomendação, diversos porcelanatos de revestimento de piso, paredes internas e também de fachadas.

Quando não usar a Junta seca?

Mesmo as linhas de junta seca da Ceusa, Roca e Incepa não podem ser usadas em algumas situações que geram maior quantidade de movimento ou de dilatação. Essas situações são as seguintes:

  • Cobertura de pisos ou revestimentos existentes;
  • Assentamento sobre paredes de gesso acartonado (drywall);
  • Em saunas, lareiras, churrasqueiras, câmaras frias, pisos aquecidos e áreas que tenham umidade como box de banheiros.

Nessas situações acima, é preciso deixar juntas de pelo menos 2mm, que ainda é uma medida reduzida, menor do que as usadas normalmente, que costumam ter cerca de 5mm ou mais. Mas a linha fica levemente aparente, diferente de quando não existe junta nenhuma.

Confira na galeria as fotos que separamos para você se inspirar com algumas combinações de revestimentos e porcelanatos junta seca.