Se liga nas dicas
Qual porcelanato escolher? Polido ou Acetinado?

Qual porcelanato escolher? Polido ou Acetinado?

Chegou na fase de escolher os pisos e revestimentos da sua reforma ou construção e está na dúvida do qual escolher? Neste post vamos lhe mostrar as diferenças entre os porcelanatos polido e acetinado e onde é recomendado a utilização de cada um. Muita gente fica indeciso se pode usar o mesmo porcelanato em toda a casa, porém, na hora de escolher, você deve pensar em todas as questões, como: resistência, mecânica, absorção de água, escorregamento e manchas. Pode ser que o mesmo revestimento não tenha um bom desempenho em todos os ambientes.

Tipos de Porcelanato:

O porcelanato tem sido muito utilizado por sua beleza, durabilidade e resistência e é uma alternativa em relação aos outros materiais como madeira, cerâmica, mármore entre outros. Composto basicamente por rocha e argila, o porcelanato passa por um processo de queima em altíssima temperatura que faz com que o material se torne muito mais resistente do que as cerâmicas tradicionais e tenha uma absorção de água baixíssima de até 0,5%.

A seguir, você vai conhecer os três principais tipos disponíveis no mercado.

Porcelanato polido

Esse tipo de porcelanato recebe uma camada extra de proteção que faz com que ele fique com um brilho intenso, menos exposto a riscos e com uma textura lisa.

Vantagens: Alta resistência, baixa absorção de água, facilidade na limpeza, pelo seu brilho intenso traz sofisticação e elegância, se sua tonalidade for clara ele da a sensação amplitude ao ambiente. É indicado para ambientes como salas e quartos, uso residencial interno sem acesso a áreas externas.

Desvantagens: Devido ao brilho intenso e o polimento, faz com que ele se torne um material muito escorregadio. Por esse motivo, deve ser evitados nas áreas úmidas da casa como cozinhas, banheiros, lavanderias, quintais e varandas.

Porcelanato acetinado

O tipo acetinado é o modelo que contém menos brilho e uma textura fosca, por essa razão, é menos escorregadio e pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Além disso, esse tipo de material é muito resistente, inclusive a riscos, sendo também indicado para áreas externas e locais com movimentação intensa de pessoas.