Se liga nas dicas
REGISTROS E SUAS FUNÇÕES!

REGISTROS E SUAS FUNÇÕES!

Para quem ainda não sabe, os registros são fundamentais para o funcionamento da hidráulica de uma casa ou qualquer tipo de imóvel.  Afinal, são eles os responsáveis de controlar o fluxo ou a saída de água das instalações hidráulicas.

Atualmente no mercado existe três tipos de registro. Registro de gaveta, de pressão e de esfera e cada um deles tem uma finalidade específica.

Para quem ainda não sabe, os registros são fundamentais para o funcionamento da hidráulica de uma casa ou qualquer tipo de imóvel.  Afinal são eles os responsáveis de controlar o fluxo ou a saída de água das instalações hidráulicas.

Neste post explicaremos a diferença e a finalidade de cada um:

 

Registro de pressão.

O registro de pressão é aquele utilizado perto do ponto de uso. Ele serve para aumentar ou diminuir a vazão de água. Ele é muito utilizado na instalação de chuveiros e pode ser usados também em outros pontos como cozinha, lavanderia e banheiros.

Registro de gaveta.

O registro de gaveta é mais conhecido como registro geral. Ele é responsável por  interromper totalmente  a passagem de água. No caso de manutenção, por exemplo, ele deverá ser fechado para que se consiga solucionar o problema. O ideal é que esse registro seja instalado perto do ponto de uso, ou seja, o ideal é que cada ponto de saída de água tenha um registro de gaveta, ex: cozinha, lavabo, banheiro etc. Assim caso precise de manutenção não tenha que fechar o registro da casa toda.  Isso irá permitir fechar o registro apenas do local que precisa de manutenção, deixando os outros cômodos disponível para uso. Com o tempo esse registro é o que mais pode sofrer desgastes, portanto é bom sempre ficar de olho para caso necessário trocar ou reparar a peça.

Registro de esfera.

Assim como o modelo de gavela, ele também tem a função de bloquear completamente a saúda de água. Por ser mais resistente, ele é muito usado para instalações em caixa de água. Feito do mesmo material de tubos e conexões (PVC), ele suporta altas pressões e corrosões ao uso de produtos químicos, com uma vida útil maior.

Espero ter ajudado vocês a solucionar essas dúvidas sobre os registros.