Tendências
Revestimentos que remetem ao meio ambiente

Revestimentos que remetem ao meio ambiente

Os revestimentos inspirados pela natureza vem crescendo muito no ramo da construção civil, e se tornando cada vez uma tendência no mundo da decoração. Peças cerâmicas e cimenticias que imitam madeira, mármore, pedra, aço, cimento e tijolinhos ganham espaço no mercado devido a sua praticidade, pois é de fácil composição, e deixa o ambiente mais natural, sem afetar o meio ambiente. Com diversas possibilidades de aplicação, esses revestimentos que imitam os matérias da natureza, podem ser usados em ambientes internos como em paredes, pisos ou até mesmo moveis, e também em ambientes externos, que são muito utilizados por exigir pouca manutenção.

Os revestimentos cerâmicos, que entraram nessa tendência de se inspirar-se em elementos da natureza, veem crescendo no mercado com diversas cores e texturas, que reproduz a madeira e deixa o ambiente completamente sofisticado, e isso torna-se uma excelente alternativa sustentável para o uso da madeira como revestimento, pela reprodução precisa das características de cada espécie, eliminando a necessidade de derrubar uma arvores.

Os revestimentos cimentícios, vem para deixar o ambiente moderno, e torna-se uma ótima opção para ambientes internos, externos e fachadas. São mais duráveis, não precisam de muita manutenção e são uns dos revestimentos mas resistentes. Esse revestimento pode ser usado em decks, piso para piscina já que a pedra em si, esquenta muito, e com revestimentos cimenticios e cerâmicos podem ser a solução. Em área molhadas e em jardins são revestimentos resistentes a sol e chuva.

O custo benefício de investir-se em peças cerâmicas e cimenticias tendem a ser mais acessível, um dos maiores exemplos é o mármore que é uma pedra natural e geralmente tem um custo alto, pensando nisso a indústria mostra essas opções mais acessíveis que podem substituir esse material, e continua deixando o ambiente sofisticado e agradável.

Todos os revestimentos que inspira-se na natureza, ou a substitui, oferecem uma durabilidade e uma resistência a riscos e quebras, e além de não serem inflamáveis, não sofre com a depreciação em suas texturas ao suportar altas temperaturas.