Toque de Mestre
A importância dos disjuntores nas Residências

A importância dos disjuntores nas Residências

Esses aparelhos, que normalmente ficam em quadros, recebem toda a fiação de sua casa e são projetados para interromper, automaticamente, a corrente elétrica quando ocorrem curtos circuitos e, principalmente, sobrecargas na rede!

Mas porque ocorrem esses problemas? Normalmente são causados quando ligamos muitos aparelhos, simultaneamente, como chuveiros, ar condicionado, ferros de passar, micro-ondas, etc. O papel do disjuntor, portanto, é o de monitorar e controlar a corrente elétrica e, se necessário, interromper imediatamente em caso de níveis que ultrapassem o considerado seguro, para que não haja uma sobrecarga.

Veja, então, a importância de ter um bom projeto elétrico, uma boa rede de distribuição de energia e, acima de tudo, bons disjuntores.

Porque, existem diferentes tipos de disjuntores que podem variar desde pequenos dispositivos para uso residencial, predial ou industrial a grandes aparelhos que protegem circuitos de alta tensão. Para sua casa, os mais comuns são os disjuntores termomagnéticos, muito utilizados em instalações residenciais e comerciais, já que protegem contra curto-circuito e sobrecarga.

É importante saber que à medida que você acrescenta novos aparelhos à rede elétrica de sua casa, haverá sobrecarga de energia. Procure um bom eletricista para ele possa atualizar sua caixa de disjuntores e, se for necessário, substituir esses dispositivos por unidades com maior capacidade. E não se esqueça: aqui, na Ourimadeiras, você encontra as melhores marcas de disjuntores, além de vários modelos e com os melhores preços!