Se liga nas dicas
Como reaproveitar a Água Cinza

Como reaproveitar a Água Cinza

Usar água de reuso, ou água cinza, é sinônimo de economia contra o desperdício e uma forma de preservação ambiental.

 

Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia servir de água de reuso em descargas, para lavar pisos, regar plantas ou lavar o quintal. Para a lavagem de 8 quilos de roupa, por exemplo, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas.

 

Isso é o que se chama água cinza, um tipo de água de reuso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. São aquelas águas que não entraram em contato com águas negras (as misturadas com fezes e urina). Essas águas de reuso ficam com aparências e cheiros diferentes dependendo de sua procedência e de quais produtos químicos estão misturados com elas.

 

Tipos de água cinza

 

A água de reuso (água cinza) oriunda do banho geralmente tem uma aparência cinza claro. Ela pode conter resíduos de sabão, shampoo e de secreções corporais, como suor e oleosidade da pele. Assim como as demais águas cinzas, podem conter também microrganismos como bactérias, fungos e vírus. No caso das lavadoras, cada etapa de funcionamento (lavagem, enxágue e centrifugação) produz águas de diferentes qualidades e aparências, com possibilidades de reuso distintas.

 

Principais opções de reuso

 

Algumas das principais opções para a reutilização da águas cinzas são o uso em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos. É preciso estar atento aos tipos de produtos químicos presentes em cada uma das águas de reuso, para evitar o risco de manchas nos pisos, desgaste na pintura do carro ou contaminação.

 

Como coletar a água de reuso

 

A água proveniente da lavagem de roupas na máquina pode ser coletada por meio de cisternas específicas para esse reuso ou ainda com baldes caseiros, variando os tamanhos de acordo com a quantidade de roupa de cada ciclo e o porte da máquina. Qualquer uma das opções deve ser atrelada à saída de água da máquina, podendo ser feita a separação das águas por ciclo ou não.

 

A água residual do chuveiro também pode ser coletada com baldes e bacias, posicionados em locais com maior volume de escoamento. Se tiver uma banheira, basta recolher a água que ficou dentro após o banho para reutilizá-la.

 

Depois de coletadas, essas águas de reuso podem ser armazenadas em cisternas ou galões coletores. O importante é que os reservatórios sejam fechados, para manter o mosquito Aedes aegypti afastado, fiquem apoiados em uma superfície plana e longe do contato com crianças. Se o recipiente tiver uma torneira no fundo é melhor – tanto para o reuso da água quanto para sua limpeza.

 

Uma opção para tratar a água cinza de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, é misturar 5 mL de água sanitária para cada litro de água de reuso armazenada. Isso irá evitar ou diminuir a emissão de odores desagradáveis quando águas cinza-escuras (aquelas com uma maior quantidade de resíduos) forem armazenadas para uso posterior. Mas essa não é uma fórmula totalmente segura, pois para isso seria necessário conhecer detalhadamente a composição de cada água cinza.