Se liga nas dicas
Dicas para acertar na combinação de cores do seu espaço

Dicas para acertar na combinação de cores do seu espaço

Seja na hora de construir ou quando surge aquela vontade de dar uma nova cara à sua casa, o uso de cores se torna imprescindível para revitalizar o ambiente. Exatamente por esse motivo, trazemos este texto com algumas dicas para acertar na combinação de cores de seu espaço.

Acertar na combinação de cores exige certo senso estético mas, para isso, não há necessidade de ser especialista em decoração para criar um ambiente visualmente harmonioso. Basta estar ciente de algumas técnicas utilizadas na arquitetura e no design quando o assunto é o equilíbrio de tonalidades.

De modo geral, há quem prefira utilizar cores clássicas como branco, preto e tons em creme com medo de extrapolarem e acabarem criando um lugar bastante poluído visualmente. Para que você não cometa esses erros, abaixo estão algumas informações incríveis que podem te ajudar a transformar sua casa em um ambiente moderno, confortável e harmônico. Confira!

Círculo Cromático na decoração

O círculo cromático é uma ótima ferramenta para acertar na combinação de cores de seu espaço. Isso porque, ele traz informações indispensáveis sobre tonalidades e a classificação das cores, servindo de referência para a decoração de interiores. Dele, podemos extrair algumas técnicas:

Cores Complementares: são as cores que estão opostas no círculo, ótimas para criar contraste;

Cores Análogas: as duas cores vizinhas da cor selecionada são chamadas cores análogas, ótima opção para trazer equilíbrio;

Cores Tríades: composta por três cores, que são escolhidas através de um triângulo perfeito, com distâncias iguais em todas suas faces. Ótima opção para criar pontos de destaque;

Cores Meio-Complementares: diferentemente das cores complementares em que pegamos a cor em linha oposta, aqui pegamos suas vizinhas para que ao invés de ter tons de alto contraste sejam utilizados tons mais harmônicos e delicados.

Retângulo: técnica que obtém do círculo 4 cores que remetem a vibração e ao contraste ao espaço, ótima opção para quem quer uma paleta de cores mais vívida e descontraída;

Quadrado: técnica em que se utiliza a harmonia em 90º para definir as cores da composição, ótima para criar ambientes únicos e charmosos.

Tom sobre Tom (Monocromacia): técnica em que são utilizados tons diferentes de uma mesma cor a fim de criar um espaço convidativo e aconchegante.

Depois de estudar bem quais seus objetivos e qual sensação você pretende transmitir em determinado ambiente, agora é preciso escolher uma dessas técnicas presentes do Círculo Cromático para começar a acertar na combinação de cores de seu espaço.

Equilibre as cores verticalmente

Uma ótima dica para acertar na combinação de cores de seu espaço, é equilibrar as cores no sentido vertical. Ou seja, ir do tom mais escuro ao mais claro no sentido vertical da casa, do chão ao teto. Um grande exemplo disso, é utilizar cores escuras no porcelanato ou revestimento cerâmico escolhido para utilizar no chão.

Além de criar um ambiente harmônico, esse equilíbrio é bastante utilizado por se aproximar das cores que encontramos na natureza: tons escuros (terra), tons neutros (paisagem) e tons claros (céu).

O estilo decorativo deve ser levado em consideração

Outra dica para acertar na combinação de cores de seu espaço, bastante importante é entender qual o estilo decorativo será empregado em cada ambiente e utilizar as cores de acordo com esse estilo.

Por exemplo, em um ambiente com decoração rústica nos deparamos com tons de marrom, verde e azul, bastante encontrados na natureza.

Viu que legal fica combinar de forma correta as cores para modificar os ambientes de casa? Esperamos que com essas dicas você acerte em cheio na decoração!

Gostou desse conteúdo? Então fique ligado no Blog da Ourimadeiras, pois aqui você encontra tudo em tendências e muitas outras dicas que vão te ajudar em qualquer etapa da sua obra.

 

Dicas de produtos:

 

Porcelanato Calacata 62×120 ou  82×82.

   

Porcelanato COPAN FENDI POLIDO 106,5 X 106,5