Se liga nas dicas
Qual a importância do estoque na sua obra?

Qual a importância do estoque na sua obra?

O controle de estoque dentro da construção civil é tão importante, que pode fazer você perder tempo e muito dinheiro caso não seja feito da forma correta.

Uma boa gestão no controle de estoque da sua obra possibilita você trabalhar dentro do conceito de estoque mínimo, além de antecipar possíveis gastos e conseguir cumprir os prazos do seu cronograma.

Infelizmente a falta de controle de estoque na obra é algo recorrente, causadora de atrasos e aumento dos custos da obra.

Pensando em te ajudar a entender melhor a importância de ter uma boa gestão no controle de estoque da sua obra, separamos algumas dicas importantes que o ajudarão a garantir uma melhor eficiência do seu estoque.

 

Recebimento de materiais

Algo tão simples mas que infelizmente é muito negligenciado, é muito comum que os profissionais que estejam prestando serviço para você recebam os materiais da sua obra. 

Em muitos casos esses profissionais não fazem o correto recebimento, como verificar se todos os materiais recebidos estão em perfeitas condições, se não há quebras ou falta de produto.

Imagine a seguinte situação, você comprou a metragem exata de porcelanato, no recebimento lá na obra o profissional não fez as devidas verificações e apenas estocou as caixas de porcelanato, durante o assentamento foram identificadas algumas peças quebradas.

Na situação acima, podemos identificar duas falhas, compra exata da metragem não respeitando o estoque mínimo e falha na conferência do material recebido, causando atraso no cronograma da sua obra,  e em alguns casos até prejuízo financeiro (profissionais que são pagos por dia de trabalho, por exemplo).

É importante que no recebimento dos materiais da sua obra, uma pessoa responsável fique encarregada de conferir todo material recebido, evitando assim futuros contratempos!

 

Controle de entrada e saída de materiais

Outra etapa super importante no controle do estoque da sua obra, todo material recebido deve ser registrado, alguns pontos importantes que você precisa controlar:

  • Documentos de entrada: Notas fiscais, ordem de serviço ou orçamentos.
    • Esses documentos lhe ajudarão a saber quais produtos e quais as quantidades recebidas, possibilitando ter um maior controle do estoque mínimo.
  • Documentos de saída: Requisição de material.
    • Importante para ter controle de quem retirou o material e a quantidade retirada, isso te ajuda a mensurar o consumo diário de materiais.

 

Estoque mínimo

Este sem dúvida é o que vai te livrar de muitas dores de cabeça e atrasos em sua obra.

Estoque mínimo ou como gostamos de chamar “Estoque de segurança”, nada mais é do que a quantidade mínima que você precisa manter para que sua obra corra de forma a respeitar o cronograma e sem contratempos.

A ideia do estoque mínimo é ajudar a controlar os materiais mais importantes da sua obra ou aqueles em que o prazo de entrega por parte do seu fornecedor é mais demorado.

Para isso você pode usar a seguinte fórmula;

Estoque mínimo = CMD x TRF

Onde CMD é o consumo médio diário e TRF é o tempo de reposição do fornecedor.

Digamos que em sua obra você tenha um consumo de 10 sacos de cimento por dia e seu fornecedor consegue te entregar com 5 dias após pedido.

Usando a fórmula, seu estoque mínimo seria de 50 sacos.

Estoque mínimo = 10x 5

Garanta que sua obra comece com uma folga, inicie com pelo menos uma vez e meia o estoque mínimo.

 

Classifique de forma correta os materiais

Mesmo em pequenas obras, a classificação dos materiais é importantíssima, a correta classificação lhe ajudará a identificar quais materiais têm mais prioridade e merece mais de sua atenção.

 

Para isso vamos utilizar os famosos grupos ABC.

  • Grupo A
    • São materiais que representam mais de 70% do valor investido no estoque, mais caros, mais frágeis ou extremamente necessários na obra.
    • Argamassas, pedras, ferros e cerâmicas são bons exemplos do grupo A.
  • Grupo B
    • Materiais que representam de 10% a 25% do orçamento. Normalmente são materiais mais resistentes, mas que necessitam de um cuidado diferenciado na estocagem e transporte. 
    • Tijolos, telhas, tintas e madeiramento representam bem o grupo B.
  • Grupo C
    • Aqui entram os materiais menos importantes, os mais baratos e que não exigem muitos cuidados com estocagem e representam de 5% a 10% do orçamento.
    • Pregos, parafusos, arames e espaçadores entram no grupo C.

Uma vez classificados todos os materiais você consegue saber para quais materiais aplicar o estoque mínimo.

Materiais sobre encomenda ou que não tem a pronta entrega devem ser classificados como grupo A.

 

Conclusão

Não é segredo para ninguém que os materiais de obra representam 50% do custo total, e com uma porcentagem tão expressiva assim, negligenciar o controle de estoque é andar de mãos dadas com o prejuízo.

Uma boa gestão do estoque significa ter mais controle dos gastos e aumento na margem de lucro.

Sempre que possível utilize da tecnologia para te ajudar nesse controle e tenha sempre em mãos uma boa planilha de controle.

Gerenciar o estoque de sua obra não é uma tarefa difícil, mas requer muita atenção e cuidado, e sem sombra de dúvida muita disciplina!