Tendências
Tendência de decoração Urban Jungle

Tendência de decoração Urban Jungle

Se você ama inovar para decorar a sua casa, vai amar esse novo estilo de decoração bem natural e que usa diversas opções de plantas em todos os ambientes, seja na sua casa, para sua empresa e até mesmo ambientes comerciais.

O termo Urban Jungle significa “selva urbana”, essa tendência tem se tornado cada vez mais popular e valorizada na decoração de espaços grandes e pequenos. Buscando trazer mais contato com a natureza e sensação de bem-estar, que por volta de 2017 os arquitetos e decoradores começaram a criar espaços domésticos repletos de plantas e outros elementos naturais. Desde essa época, só vem crescendo essa tendência e cada vez mais adeptos no mundo inteiro.

Além do verde como aspecto central, existe uma tendência de criar um local com materiais naturais como madeira, palha e outros componentes que remetem ao ambiente externo ganham espaço entre as paredes do imóvel.

Agora que você sabe o que é Urban Jungle e os benefícios de ter as plantas sempre por perto, é hora de aprender como aplicá-lo em casa. As características principais desse estilo são:

  • Usar plantas de diversos tamanhos e tipos;
  • Contar com outros materiais naturais, como a cerâmica e o sisal;
  • Favorecer a luz natural;
  • Construir espaços com foco nas plantas, inclusive usando-as como divisória.

Com isso em mente, basta avaliar os cômodos de sua casa e considerar as inspirações de quais plantas você poderá utilizar em sua casa e deixar um ar mais natural além de um ambiente leve e agradável. Segue abaixo algumas dicas de plantas para arrasar nessa decoração.

Samambaia

As samambaias são plantas tropicais muito utilizadas em decorações de diversos ambientes por possuírem uma estética exuberante. São populares devido ao seu caráter energético: elas absorvem as energias negativas, purificando o local de más vibrações. Para cultivá-las, é necessário presença de sol e regas até três vezes por semana – mas tome cuidado para não exagerar, pois qualquer excesso pode matar sua planta.


Suculentas

As suculentas ajudam na proteção emocional. São plantas extremamente versáteis, por serem pequenas e possuírem várias espécies. Você pode escolher entre uma variedade de tamanhos, formas e cores para compor seu quarto. Adaptam-se a lugares secos e não precisam de muitos cuidados: apenas regue uma vez por semana ou quando sua terra estiver muito seca. Seu exemplo mais popular são os cactos.


Clorofito

É uma planta de pequeno porte que não exige muitos cuidados, ou seja, é perfeita para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado de plantas. O clorofito é uma planta ornamental muito bonita e perfeita para decorações, ela purifica o ar em ambientes domésticos, eliminando as substâncias ruins. Precisa ser colocada em um ambiente iluminado e regada 3 vezes ao mês.

Hera (Trepadeira)

Se você sofre de asma ou outros problemas respiratórios, a Hera é a planta ideal para decorar o seu quarto. Cultivá-la pode diminuir a incidência de mofo e, consequentemente, reduzir alergias e irritações. Ela fica ótima em vasos suspensos ou em algum lugar em que suas folhas possam crescer para baixo. Necessita de iluminação indireta e rega com moderação, pois não suporta solos encharcados.

Espada de São Jorge

Recomendadíssima para melhorar a qualidade do ar por absorver substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído e tricloroetilenos. É uma ótima opção para quem não tem muitas habilidades com plantas, por serem fáceis de cuidar e bastante resistentes – são quase imortais. Além disso, estudos mostram que a Espada de São Jorge ajuda prevenir irritação nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça.

Costela-de-Adão

Muito amada não só pelo seu belo visual, como pela sua fácil manutenção e por se adaptar facilmente a diferentes ambientes. Além disso, suas folhas com recortes a fazem ter uma estética delicada para a decoração. Você pode cultiva-la em vasos e posicionar no chão, já que crescem bastante, ou usar apenas uma ou duas folhas em um vaso de vidro com água.

Confirma mais algumas fotos de ambientes na galeria de fotos abaixo para você se inspirar e arrasar nessa super tendência Urban Jungle.